Poema Desiderata - Adaptação

Caminhe tranquilamente em meio à pressa e ao ruído, lembrando-se da paz que existe no silêncio.
Tanto quanto possível, viva em harmonia com todas as pessoas. Diga a verdade calma e claramente e ouça com atenção o que os outros tiverem a dizer; ainda que tolos ou ignorantes, eles possuem uma história de vida.
Evite pessoas vulgares ou agressivas; elas são um insulto ao espírito. Nunca se compare aos outros, pois isso pode lhe causar vaidade ou mágoa. Afinal, sempre haverá alguém melhor ou pior do que você.
Comemore as suas realizações e se dedique aos seus planos. Mantenha o interesse pelo seu trabalho. Por mais humilde, ele é um bem, diante das variações da sorte.
Tenha cautela nos negócios, pois o mundo é cheio de armadilhas.
Seja fiel a si. Não finja afeto. Não caia no ceticismo nem se deixe cegar pelo amor, pois, diante da dificuldade e da desilusão, ele é tão perene quanto a grama.
Encontre alguém para amar, ame o que faz e sempre espere o futuro com entusiasmo. Ao encontrar o amor, dê apenas amor, e nada peça em troca.
Ofereça amizade verdadeira, pois esse é um dom que vai e volta.
Aceite naturalmente a passagem dos anos, deixando para trás, de bom grado, as coisas da mocidade, sem descuidar da saúde.
Alimente a força de espírito que o protege da infelicidade e não sofra por antecipação. Muitos medos desnecessários resultam do cansaço e do isolamento.
Use o tempo com sabedoria, com pessoas que valham a pena, pois o tempo é a única moeda verdadeira que se tem.
Afora uma disciplina saudável, seja amável e gentil consigo. Lembre-se de que faz parte do universo, tal como as árvores e as estrelas. Você está aqui por direito, com um propósito especial. Mas o universo segue como tem de ser, quer você saiba ou não qual é esse propósito.
Portanto, esteja em paz consigo e com DEUS. Sejam quais forem os seus sofrimentos e suas aspirações, mantenha a harmonia com os seres que fazem parte da turbulência da vida.
Com toda a desonra, a labuta e os sonhos desfeitos, este ainda é um belo mundo.
ANIME-SE!  SEJA FELIZ!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eliel - Trompetista Voz da Verdade

Arrependimento e Perdão, você acredita?